Yoga

Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento

Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento
Camila Reitz

Especialista em Yoga

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Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento
Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento

Equilíbrio emocional, energia e disposição para o cotidiano. Tudo isso e muito mais você conquista ao praticar o hatha vinyasa yoga, que é uma verdadeira meditação em movimento.

O hatha vinyasa yoga é uma metodologia desenvolvida por Camila Reitz, professora e praticante de yoga desde 1991, e reúne o conhecimento teórico e prático de técnicas milenares do hatha yoga, ashtanga vinyasa yoga e meditativas.

Aprenda nas nove aulas técnicas como: 

• purificações (kriyas);

• contrações de determinadas partes do corpo (bandhas), que direcionam a energia vital para os órgãos do corpo energético (chacras);

• exercícios respiratórios que dinamizam a energia do corpo e consciência da mente (pranayamas);

• técnicas de concentração que conduzem à meditação e estados de consciência elevados (dhárana).

No curso Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento, os ensinamentos são apresentados de maneira crescente, proporcionando ao aluno uma fluidez e segurança. Desta forma, ao completar as 9 aulas você terá aprendido todas as etapas dessa modalidade e estará apto a praticar as posturas corporais psicofísicas (asanas) combinadas com exercícios respiratórios.

Tire suas dúvidas 

Eu pratico atividade física, mas meu nível de yoga é básico. Mesmo assim posso fazer? 

Sim! As aulas foram elaboradas em uma sequência lógica e evolutiva. Por isso, é muito importante que elas sejam assistidas e praticadas na ordem. A cada aula, serão apresentados novos conceitos para que você mantenha um constante aprendizado durante todo o curso.

Preciso de equipamentos? 

Não. Os exercícios são feitos sem aparelhos e tudo o que você precisa é de um espaço adequado e um tapete de yoga. 

O que está incluso no curso? 

Material complementar com leituras extras, explicações e detalhes sobre os exercícios do curso. Ao final, você receberá um certificado de realização com seus dados pessoais, data da realização do curso, além de todas as informações do curso realizado. 

Onde posso assistir ao curso? 

Onde você quiser. O curso é 100% online e em vídeo. Você pode assistir no computador, tablet ou smartphone no prazo de até 3 anos após a adesão.

Roteirista: Conceição Gama
Professora: Camila Reitz
Direção: Alessandra Haro
Produção: Ayune Namur
Câmera: Cintia Pimentel
Assistente de Corte: Felipe Arruda
Diretor de Fotografia e Câmera: André Moncaio
Assistente de Câmera e elétrica: Cauê Grubber
Diretor de Corte: Naan Silva
Técnico de Som: Daniel Malferrari
Marketing: Lucas Lamas
Agradecimentos: La Figueira

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Plano de Aula

Nesta primeira aula vamos aprender o que é a hatha vinyasa yoga, e fazer uma prática inicial com os princípios básicos dessa modalidade.

50:00 min

Aprenderemos o que é o surya namaskar e cada passo para a prática. Essa sequência de exercícios será usada durante todo o curso. A professora apresentará, detalhadamente, o passo a passo de como executar a saudação ao Sol e mostrará mais de uma possiblidade de cada posição para que cada um, independente de suas dificuldades, tire o maior benefício possível na prática.

59:00 min

Aprenderemos o que é vinyasa yoga, o funcionamento dessa modalidade e a relação dela com a prática completa do hatha vinyasa yoga. Além disso, veremos a importância das respirações profundas e alongadas, assim como das pequenas pausas após uma longa inspiração e uma longa exalação.

48:00 min

Focaremos na prática desse tipo de curvatura dianteira e aprofundaremos nos conhecimentos do hatha vinyasa yoga. As flexões para frente são importantes para o autoconhecimento, pois a parte posterior do corpo é considerada o nosso subconsciente ou aquilo que nós não conhecemos.

57:00 min

A professora Camila Reitz vai ensinar movimentos de flexão para os laterais, que trazem mais consciência e equilíbrio para os lados do corpo, e aprofundará os conhecimentos na prática completa da hatha vinyasa yoga.

48:00 min

Aumentaremos a complexidade da prática com explicações detalhadas de ásanas de balanceamento e energia.

53:00 min

Seguindo a evolução dos movimentos, vamos focar nos detalhes das posturas de torção para tornar as práticas mais profundas e completas. Nessa aula, também vamos trabalhar a respiração alternada, que serve para equilibrar a energia em todos os canais energéticos do corpo, os chamados nadis.

50:00 min

A professora Camila vai explicar detalhes das posturas hiperextensão da coluna e tornará as práticas ainda mais complexas. Segundo Reitz, nas posturas de extensão, é importante que você mantenha as duas regiões da coluna que são mais flexíveis, a região lombar e a cervical, estabilizadas.

52:00 min

Reuniremos todas as técnicas e princípios do hatha vinyasa yoga apresentados durante o curso com uma prática intensa e aprofundada. Trabalharemos todos os elementos da prática num fluxo mais forte de respiração e movimento, para uma sensação profunda de relaxamento e de presença durante as posturas.

56:00 min
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Nível do Curso

Iniciante

Carga Horária

7h50

Objetivos

Aprender os exercícios respiratórios, as técnicas de concentração e os movimentos da técnica para alcançar maior equilíbrio emocional, energia e disposição para o cotidiano.

Pré-requisitos

Recomenda-se ter preparo físico e praticar yoga em nível básico. Antes de iniciar o curso, pessoas com labirintite, pressão alta, problemas cardíacos, próteses, mobilidade reduzida, lesões, dores crônicas, em tratamento médico devem consultar um médico. A prática da hatha vinyasa yoga não é indicada para grávidas, cardíacos e pessoas com problemas nos joelhos. E alunos com problemas na coluna devem praticar com modificações específicas para cada caso.

Público-alvo

O curso é voltado para quem busca aprender técnicas de yoga que proporcionem maior bem-estar e equilíbrio emocional e espiritual, para um cotidiano com mais harmonia e disposição.

Sobre o professor

Camila Reitz

Camila Reitz

Camila Reitz Philippi é formada em educação física e tem mais de 24 anos de experiência no yoga, aprofundou-se na prática em viagens à Índia e estudou métodos da Bihar School of Yoga.
Também estudou com algumas das maiores referências do Brasil e concluiu sua formação em ashtanga yoga com Larry Schultz e Clayton Horton na Califórnia.

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