Pilates

Pilates para alívio de desconfortos do dia a dia

Pilates para alívio de desconfortos do dia a dia
Soraya Sabino

Especialista em Pilates

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Pilates para alívio de desconfortos do dia a dia
Pilates para alívio de desconfortos do dia a dia

Quem tem uma rotina estressante e leva uma vida sedentária pode observar as consequências tanto para a saúde quanto para o bem estar. Uma dorzinha nas costas, outra na lombar, um desconforto, falta de concentração ou irritabilidade. Esses e outros males têm se tornado, infelizmente, problemas comuns da sociedade moderna. Mas a boa notícia é que eles podem – e devem – ser amenizados e até evitados, como a prática do pilates tradicional solo!

A proposta da modalidade é equilibrar o desenvolvimento do corpo e da mente e promover a consciência corporal. Tudo isso, por meio de exercícios de alongamento, fortalecimento e postura, realizados por meio das técnicas aplicadas no solo (Mat Pilates), com ou sem uso de acessórios auxiliares.

As nove aulas ministradas pela professora Soraya Sabino, uma expert com mais de 10 anos de experiência na modalidade, partirão dos princípios básicos, com orientações sobre como posicionar a cervical, os ombros, a pélvis, as pernas e o abdômen de forma correta para praticar os exercícios, e, aos poucos, de forma fácil, segura, e respeitando os limites de cada um, passaremos a realizar exercícios de equilíbrio, fortalecimento, alongamento e flexibilidade.

Os resultados você poderá sentir rapidamente na qualidade de vida e no bem-estar do dia a dia. Mais disposição e flexibilidade, melhora no alinhamento postural e menos dores pelo corpo, graças ao fortalecimento, tonificação e alongamento da musculatura. E os benefícios para a mente também são muitos: mais concentração e controle sobre nosso corpo e nossas emoções, com consequente redução do estresse e ansiedade.

Com o curso de Pilates para alívio de desconfortos do dia a dia, você pode aprender tudo isso e muito mais e sem sair de casa!

• Tire suas dúvidas

Eu nunca pratiquei pilates. Mesmo assim posso fazer?

Sim! As aulas foram desenvolvidas em ordem de dificuldade, para que você possa evoluir de forma progressiva e segura.  Nas primeiras aulas serão apresentadas as diversas posturas e formas de respiração necessárias para prática do método e, somente depois, os exercícios se tornarão mais intensos.

Preciso de equipamentos?

Não, as tradicionais máquinas de Pilates não são utilizadas. O curso de pilates no solo pode necessitar de alguns acessórios facilmente encontrados à venda em lojas especializadas, físicas ou pela internet. A professores explica formas de substituir os acessórios com o que se tem em casa, mas você poderá precisar de tapete, anel de pilates, círculo mágico ou aro de pilates, bola de pilates ou bola suíça, bola medicinal (pode variar tamanho e peso), bosu ou meia bola, faixa elástica, roda de exercício, rolo de pilates.

O que está incluso no curso?

Material complementar com leituras extras, explicações e detalhes sobre os exercícios do curso. Ao final, você receberá um certificado de realização com seus dados pessoais, data da realização do curso, além de todas as informações do curso realizado.

Onde posso assistir ao curso?

Onde você quiser. O curso é 100% on-line e em vídeo. Você pode assistir no computador, tablet ou smartphone no prazo de até 3 anos após a adesão.


Roteirista: Bárbara Miranda
Professora: Soraya Sabino
Direção: Rodger Sena
Produção: Ayune Namur
Direção de fotografia e Câmera: Cintia Pimentel
Assistente de Câmera e elétrica: Cauê Grubber
Diretor de Corte: Felipe Arruda
Técnico de Som: Marcos Gatinho
Marketing: Lucas Lamas

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Plano de Aula

Nessa aula, veremos como respirar da forma adequada e posicionar cada um dos membros do corpo de forma correta. Você entenderá o posicionamento do corpo para os próximos exercícios a partir dessa aula.

42:18 min

Nessa aula, aprenderemos como trabalhar a isometria muscular e manter as posições concentrando-se no abdômen, uma área em que se encontram músculos que protegem as vísceras e ajudam na sustentação postural. Todo o processo do pilates é focado nessa região.

37:36 min

Nessa aula, aprenderemos como exercitar e trabalhar a região lombar para evitar dores, e como manter a posição correta do PSOAS: o músculo mais profundo e estabilizador do nosso corpo que liga a coluna vertebral às pernas. Além de ser o responsável por nos manter em pé e permitir que levantemos as pernas para caminhar, ele é importante para a saúde, vitalidade e bem-estar emocional, afeta o nosso equilíbrio estrutural e até o funcionamento dos nossos órgãos internos do abdômen.

35:02 min

Nessa aula, vamos fortalecer o abdômen para reorganizar as regiões cervical e lombar. Os exercícios são indicados para pessoas que sentem dores por permanecerem sentadas por longos períodos.

35:04 min

Nessa aula, aprenderemos como regular pressão, força, fortalecimento e entenderemos a importância desses elementos durante o processo de organização interna e externa. Esses exercícios são indicados para os sistemas linfático e sanguíneo, além da região do abdômen.

37:10 min

Nessa aula, trabalharemos o tônus e o fortalecimento dos membros superiores, para manter o sistema interno em harmonia, além de dar atenção especial à respiração e aos momentos de pausa e relaxamento que antecedem outros movimentos.

39:01 min

Nessa aula, veremos a importância de prestar atenção em cada músculo e aprenderemos exercícios que ajudam a cuidar da postura e da saúde do nosso corpo em qualquer espaço.

38:18 min

Nessa aula, veremos como funciona uma prática clássica de pilates e entenderemos os motivos de seguir uma ordem de exercícios, se alongar, trabalhar a musculatura e como conseguir uma posição confortável.

39:41 min

Na aula final, entenderemos a importância do alongamento após os exercícios, utilizando o pilates de uma forma leve e lúdica. A ideia dessa aula é conseguir aproveitar o tempo para respirar e alongar melhor.

41:38 min
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Nível do Curso

Iniciante

Carga Horária

5h40

Objetivos

Aprender desde os movimentos básicos e exercícios respiratórios, até os mais elaborados, com facilidade e segurança, para fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade, força e postura, além de reduzir desconfortos do dia a dia e estresse.

Pré-requisitos

Antes de iniciar o curso, pessoas com labirintite, pressão alta, problemas cardíacos, próteses, mobilidade reduzida, lesões, portadores de dores crônicas, em tratamento médico ou gestantes devem consultar um médico.

Público-alvo

Pessoas interessadas em aprender a técnica do Pilates, para conquistar maior consciência e fortalecimento corporal, melhora na flexibilidade, força e postura, além da redução de desconfortos do dia a dia e estresse.

Sobre o professor

Soraya Sabino

Soraya Sabino

Bailarina e coreógrafa com vasta experiência em trabalhos corporais, Soraya Sabino atua tanto no campo estético-artístico, quanto no terapêutico. Instrutora de pilates formada pelo Centro de Ginástica Postural (CGPA) e pela Polestar Education and Rehabilitation, formou-se em 2007 como instrutora de Gyrotonic e possui certificação em Somatic Experiencing (SE). Com vasta experiência, atende regularmente no Espaço Soraya Sabino e, atualmente, coordena o setor de pilates e gyrotonic da Axis – Clínica de Coluna.

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  • Acessível quando e onde quiser

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  • Material Complementar

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  • Professores reconhecidos

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  • teste pilates

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  • Comunidade de alunos

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